Ciclo de Palestras do PROFMAT

Amanhã, a partir das 16:00 horas, ocorrerá mais uma palestra do ciclo de palestras do PROFMAT. Abaixo segue as informações principais para os interessados.

TÍTULO: A Geometria da Régua Mole.

PALESTRANTE: Anete Soares Cavalcanti

RESUMO: Sabemos que a Matemática é considerada aversiva por muitos alunos, fato ocasionado principalmente pelo tipo de abordagem, aquela na qual alguns professores transcrevem o que acham importante no quadro e passam exercícios que devem ser resolvidos pelo método apresentado por ele. Esse tipo de metodologia vai minimizando a curiosidade e a criatividade do aluno e faz com que ele apenas memorize algoritmos, diminuindo o seu interesse de estar aprendendo Matemática. Tendo o conhecimento desse fato, nossa palestra pretende mostrar de maneira interessante, lúdica e atrativa uma parte da Geometria que não é listada no conteúdo programático do Ensino Básico: A Geometria não-Euclidiana. Em geral, o primeiro contato com essas geometrias é em cursos de fim de graduação ou de mestrado em Matemática. Nossa proposta é abordar esse tema de maneira lúdica e acessível para crianças à partir do 6º ano do Fundamental II. Para estudar a Geometria em superfícies que se curvam precisaremos de uma 'régua mole', não só a régua, mas toda uma aparelhagem adaptada à construir a Geometria nessas superfícies. Este aparelho essencial para medirmos distâncias em superfícies gerais dá o nome à nossa palestra:A Geometria da Régua Mole.

LOCAL: Sala 101 do CEGEN